Catariina G' Happiness

Número de Mensagens: 466 Idade: 20 Localização: Lisbon Emprego/lazer: Universidade Humor: sarcástico Fictiers: 533 Data de inscrição: 14/09/2011
 | Assunto: Hipocrisiando-nos Qui Jan 26, 2012 6:15 pm | |
| Mentiras… Nunca me dei muito bem com elas, sobretudo porque a boca acaba sempre por ir parar à estação da verdade, e isso é uma coisa que me lixa comummente.
Hipocrisia… algo, cujo significado aprendi quando ainda muito pequena era. Sou e não sou.
Todos somos, não vale a pena fugirmos à verdade, todos nós somos um q.b. de hipócritas, e felizmente, ou infelizmente, cabe apenas a nós minimizar os estragos que a essa hipocrisia se dedica. Dou várias vezes por mim a magicar sobre algo que nada tenho a ver. Mas hoje dou por mim, de joelhos no chão, a escrever no computador sobre algo que tenho tudo a ver. Pensando bem, muito bem… não somos nós os hipócritas. Os momentos que passam é que nos obrigam a ser. Todos nós, na sua totalidade de 7 mil milhões de gente no mundo, já dissemos que se tivessem meio bilião no banco ajudariam todas as criança órfãs e todos os sem-abrigos a sair da rua, no entanto, quando passeamos ricamente pelos becos antigos, esquecidos e pobres de Lisboa, esquecemo-nos do que um dia dissemos, e ao vermos um sem-abrigo, cuspimos um ‘vai trabalhar’ para o ar, ou um puro ‘tens corpo para quê?!’. Todos nós, na sua totalidade de 7 mil milhões de habitantes mundiais, já consideramos a ideia de puder comparticipar com alguma ONG, ou defendemos a utilização do exército para proteger a tão considerada liberdade mundial e paz fundamental, e que quando lemos um daqueles anúncios pimpalhões cujo significado tende a chocar as pessoas contra o racismo, dedicamo-nos ao pensamento de: ‘não sou racista, sou contra o racismo, somos todos irmãos’. No entanto, quando vemos um individuo cuja raça não é a nossa, ou cuja cor difere, somos capaz de assobiar um ‘volta para o teu pais, se queres roubar, volta para onde vieste.’ No entanto, esquecemo-nos de que em 10 milhões de portugueses, uns quantos mil vivem na pobreza, outros 1% que traficam droga, uns 10% que fumam tabaco e não têm mais que o ordenado mínimo, umas quantas centenas de crianças que nunca conheceram os pais, mais uns bons milhares que não querem trabalhar, e outros quantos que vivem às custas dos meus e dos teus impostos. Tudo somado, perfaz um Portugal rico em disparates e triste em verdades. Somos todos uns hipócritas! Em todo o mundo existe gente má. A cor não faz uma pessoa ser má ou ser boa! Não é a raça que considera o outro mais ladrão que eu. O Obama é de raça negra e é o presidente dos Estados Unidos. Não houve um único presidente ou primeiro-ministro em Portugal que não fosse de raça branca ou creme, e no entanto, vejamos onde estamos! Todos nós consideramos que chorar à frente de todo o mundo é errado, no entanto, somos os primeiros a apontar o dedo quando alguém mostra um sorriso!
‘Sejamos a mudança que queremos no futuro’, no entanto apontamos o dedo a quem tem mais dinheiro para prevenir uma boa e segura mudança.
Somos hipócritas… Pois somos.
Mas cabe-nos a nós sabermos medir a dose, permitindo que alguém que tenha sido hipócrita ontem, não o seja amanhã. |
|
Fox Don't go away

Número de Mensagens: 255 Localização: Debaixo da Cama Emprego/lazer: Traficante de Giz em Estágio para Guia Turística de Manuais Escolares Humor: Nada a Acrescentar Fictiers: 281 Data de inscrição: 11/09/2011
 | Assunto: Re: Hipocrisiando-nos Qui Jan 26, 2012 9:31 pm | |
| Muito bom, o teu texto! Bastante sincero e direto! Tocaste na ferida! Não posso argumentar contra uma vez que me identifiquei em grandes críticas que fizeste (principalmente contra a pobreza  )! Aliás, tenho mesmo que concordar contigo! Só temos que acreditar que nem todos serão assim! Tal como disseste, temos que medir a dose... Gostei muito! Tens imenso jeito para escrever crónicas jornalísticas!  |
|
PandoraTheVampire Give me more

Número de Mensagens: 821 Idade: 24 Localização: Lisboa Emprego/lazer: Procrastinar Humor: Negro Fictiers: 885 Data de inscrição: 16/09/2011
 | Assunto: Re: Hipocrisiando-nos Qui Jan 26, 2012 10:23 pm | |
| Amei! Concordo em tudo, mas tocou-me a parte do racismo. Há comentários do género: "Ah só se vê é pretos e ciganos a roubar." Mas os brancos também roubam...
E aconteceu-me um episódio engraçado hoje. Quando pensamos que a próxima geração está completamente perdida... estava na fila para comprar o meu almoço e à minha frente estava um menino minorquinha de cor. Não devia ter mais de 8/9 anos. Tinha entornado a coca-cola e estava a pedir outra à senhora.
De repente virou-se para trás e disse: "Desculpe por estar a fazê-la esperar, sim?" E eu muito espantada a olhar para aquela amostra de gente que mostrou ser mais educada que muitos adultos que conheço ou que encontro na rua sem realmente conhecer.
Como disseste e muito bem, não se trata de raças. Aliás... trata-se e não se devia tratar... enfim... |
|